LPs E K-7s

LPs E K-7s

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Brincadeiras dos anos 80...

Brincadeira de criança, como é bom, como é bom...
São brincadeiras de criança mesmo, inocentes, divertidas, inteligentes...
E a garotada adorava.
Bola de gude, gude, bila, berlinde, bolita… são muitos os nomes dependendo da região do Brasil, mas vamos chamar de bola de gude pra facilitar as coisas.

O que se pode fazer com uma criança de férias na escola em um dia de chuva? Atualmente a resposta mais rápida seria "videogame!" (ou joguinho no cel), mas na década de 80 essa era uma ótima alternativa.

Salada mista era uma brincadeira que fazia o coração da criançada acelerar na década de 80. Primeiro, porque tinha que ser feita em lugares bem escondidos para evitar que os  pais descobrissem.

Você já ouviu falar na brincadeira chamada cama de gato? Talvez sim, talvez não. Mas, se eu perguntar se você conhece a brincadeira do barbante, será que ficou mais fácil?

Como não tinha computador pra molecada se divertir nos anos 80, o jeito era abusar da criatividade, principalmente quando o presente era brinquedos como os Pinos Mágicos Elka. Eles eram de encaixar e motivava a criatividade.

Um dos brinquedos preferidos dos meninos nos anos 80 eram pequeninos e tinham somente 7,5 cm de altura. O seu nome era Playmobil.

Quando foi lançado no natal de 1987, o Pogobol se tornou o sonho de consumo da criançada. Embora fosse um brinquedo até certo ponto perigoso, vendeu horrores.

Assim como a amarelinha, pular elástico era uma das brincadeiras mais populares entre as meninas nos anos 80. Era muito comum vê-las pulando elástico na rua, em quintais, nas escolas e até dentro de casa.

O brinquedo buscava estimular a memorização de cores e sons. Seus botões coloridos emitiam sons harmônicos e se iluminavam em seqüência. Cabia aos jogadores repetir o processo sem errar.

Ao contrário da amarelinha e de pular elástico que eram brincadeiras quase que exclusivamente de meninas, o jogo de queimada misturava meninas e meninos que se divertiam pra valer. Ainda hoje é praticado por muitas crianças.
Fonte: www.anos80.net















Nenhum comentário:

Postar um comentário